25 de jan. de 2008

O início

Em 02.07.2005, alguém criou um tópico na Comunidade "Rattes" do Orkut, denominado "Vamos montar a nossa árvore". O início foi a descendência de Elídio e Elvira Rattes.
Em seguida, Guilherme adicionou a descendência de Martinho Rattes (ou Rattis), supostamente irmão de Elídio Rattes.
Todavia, o que se iniciou como uma poderosa idéia agregadora - de repente - murchou... Resolvi retomar o trabalho e sistematizar tudo o que foi levantado até agora. Obviamente, espero as contribuições de todos, para que possamos, em breve, ter um completo site com a história da família.

21 comentários:

Unknown disse...

Primo, é ótimo saber que há pessoas interessadas em descobrir nossa história!
Que belo blog você criou! Adorei!
Beijoca!
Márcia, filha de Anacreonte Rattes e Yara.

Cristina disse...

Roberto voce e o maximo! Estou adorando flutuar pelas minhas memorias. E estando distante como estou e uma verdadeira delicia saborear as fotos e qualquer informacao de todos voces. Um beijo bem grande da prima Cristina, filha de Anaximandro e Cleumer.

Unknown disse...

Perfeita essa idéia do Blog! Adorei. E a quantas anda seu arquivo?
Bjs

Anônimo disse...

Olá família Rates e ou Rattes.
Com aurorização do Senhor Manoel Antonio Rates, pedimos licença para fazer parte deste grupo. Não se assustem não pelo desconhecimento deste nome entre os mais novos. Ele é um personagem muito amado em Carmo da Cachoeira- MG. Foi seu primeiro morador. Século? É o dezoito. Só que desconhecemos suas origem. Para nós era comerciante e o amamos e ponto finalm.

Anônimo disse...

Robero. Um presente para você. Só que estou plageando. Desculpe-me. Vale a intenção: busca do nosso amado Manoel Antonio Rates, Mineiro de Minas "Geraes".De A. Rattes Quaranta: "Sou grão de trigo caido do moinho,
Sou a madeira diante do serrote,
Sou ave fraca em busca de um ninho,
Sou água impura vertendo um pote."

Unknown disse...

Roberto, que belo trabalho vc tem feito e seria ótimo poder ajudar. Muito legal sua pesquisa ter tocado Leonor Rizzi e ela ter contribuído com vc. Uau! E o nosso brasão, encontrado com o nome RATZ, grafia que eu já sabia existir, através de meu pai. Como isso aconteceu?

Anônimo disse...

Roberto. Olá aí vocês na Europa e em pleno século XXI:
abajavacation.com/casa/de-la-família.html
Recebi a indicação através de um e-mail na semana passada. Estive sem tempo de repassar para você.

Anônimo disse...

Voces conhecem a obra de José Américo Junqueira de Mattos. É a genealogia da Família Junqueira, de leitura imperdível. Ele é assessora pela renomada genealogista Marta Amato. Quando comprei, paguei trezentos reais. Foi publicada pela Editora Família Junqueira. 2004
Lembrem-se que os "Costas" também estão na Família Junqueira e na região. Veja também a questão do aprimoramento da raça, a fazenda do Atalho (...)

Anônimo disse...

Conheci o primo Apolinário de Moraes Rattes e sua esposa dona Luciola em Guaçuí, pois ele era primo de meu pai José Moraes Moulin.Tio Elidio Rattes morou em Guaçuí, onde nasceram alguns filhos, entre eles Dr José Moraes Rattes, pai do Paulo. Ele foi Coronel da Guarda Nacional e líder político em Alegre, onde participou da Revolta do Chandoca, Sua esposa Tia Elvira Salles Pinheiro de Moraes, era filha de Manoel Gomes Pereira de Moraes e de Guilhermina Amélia de Salles Pinheiro, ambos de Valença, RJ, da família do Visconde de Ipiabas, eram primos irmãos e membros da aristocrática família Pinheiro de Souza.Tia Elvira faleceu em Cachoeiro de Itapemirim onde morava com a Maria e a Nina.Tio Elídio faleceu em Alegre.Apolinário era um grande pesquisador da família Moraes, foi ele quem descobriu que nos eramos da famíla Antas de Moraes,de São Paulo, descendentes dos Braganções.Ele nos visitava sempre em Guaçuí, e em suas viagens a Mariana MG, descobriu nossa origem familiar.

Anônimo disse...

Sou neta de Paulo Rattes, politico e advogado, neto de Elidio e Elvira Rattes

Unknown disse...

Ola Roberto Rates, sou Catarina Rates e moro em Goiania-GO. Amei saber q existe um blog da nossa familia.
Aqui em Goias residem muitas pessoas da nossa familia Rates, em Goiania, Rio Verde, Jandaia, Edeia, Palmeiras, Trindade, e por ai vai... Quando for passar por Goias, venha nos visitar!!! Um Grande Abraco... Meu e-mail: catarinarates@hotmail.com

Diego disse...

Olá Roberto,
descendo do casal Tertuliano Gomes de Moraes e Rozalina de Jesus, eles foram de Valença (RJ) para Alegre na mesma época que o Manoel Gomes Pereira de Moraes (antes de 1885), é provável que fossem aparentados. Você sabe os nome dos pais do Manoel ?

Biarates disse...

Será que somos parentes? Eu me chamo Nubia Rattes. Minha familia é de Porto Portugal. Meu avô paterno chamava-se Antonio Francisco Rattes e a avó Amélia Ayrosa Rattes

Roberto Quaranta disse...

Nubia,
A possibilidade é grande. Vou aprofundar as pesquisas em Portugal.

Mdrugad'a + disse...

me chamo Américo lopes oliveira Rattes, bisneto de Américo lopes de Matos e Casemira Matos, Netos de Ivete matos e Nuno Rattes, filho de Nuno Alvares Pereira Rattes filho e Suely Oliveira da Silva, e aka estou eu em Santarém Pará, bem que poderia ser em Santarém de Portugal né, rsrsrsrssr

Marcelo Rates Quaranta disse...

Beto, fui eu quem sugeriu mas não deu pra continuar. Eu não conseguiria montar nem um pé de alface geneológico, que dirá uma árvore. Fez um excelente trabalho. Eu pelo menos, colaborei com um monte de gente nessa árvore, já que fui o campeão em reprodução de Rattes.

beijo

Teu irmão Marcelo

Cludete Pereira Rattes disse...

Mue nome é Claudete Pereira Rattes, moro em Itacoatiara amazonas desejo conhecer os meus parentes. Meu pai chamava-se Pedro Rattes Filho filho de Salvina de Paiva Rattes e Pedro Rattes Lisboa o pouco que sei é que meu pai era de Apodi RN e meu avo de Portugal. Adorei muito a iniciativa. Beijos.

biarates disse...

Gostei de ver que existe outros Rattes.
Núbia Rattes

Anônimo disse...

Meu avo se chamava Aurino Augusto Rattes, filho de Maria Eulina Rattes e Virgilio.
Gostaria de prestar homenagens deste homem que nas decadas de 60 muito fez pela seguranca deste municipio. sua filha neta Adriana Rouse Rattes

Daniel Rattes disse...

,Roberto,sou o Daniel que a amiga Leonor lhe falou. Somos descendente do Papa Pio XI Ambrogio Damiano Achile Rattis.Nao obstante ter lido numa publicaçao sobre as primeiras familias que vieram para o Brasil,que aportamos em Ilheus/BA em l627 casados com os Judeus Kopk vindos da Alemanha. Esta coleçao de dois volumosos livros.Bibliot. Guanabarina/RJ.

Anônimo disse...

Sou neto de Tertuliano Gomes de Moraes e primo em 2o grau do Diego Duque.
Meu avô registrava em um caderno (do qual tenho transcrição) vários fatos sobre seus filhos.
Há um registro de seu filho Agripino (nascido em 9/11/1873 em Alegre) em que consta que foram seus padrinhos de batismo: MANUEL GOMES DE MORAES E SUA MULHER GUILHERMINA DE SALLES MORAES.
Provavelmente, Manuel era parente próximo de Tertuliano e, assim, devemos ser parentes.
Meu e-mail é ermorais@uol.com.br e agradeceria informações pois tanto eu e Diego estamos pesquisando sobre a nossa família. Grato.