9 de fev. de 2008

São Pedro de Rates – A vila portuguesa

A jovem capixaba São Pedro de Rates (com apenas 78 anos), tem uma xará portuguesa, só que muitíssimo mais velha.

Em Portugal, São Pedro de Rates é um povoado antigo, situado na freguesia de Rates, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, nascido e crescido à sombra de um mosteiro beneditino fundado pelo Conde D. Henrique, no ano de 1100. Veja-se, pois, que muito antes do surgimento do povoado São Pedro de Rates, já existia uma freguesia denominada Rates, na serra de Rates.

Essa é a imagem de São Pedro de Rates em 1669:

Esta é São Pedro de Rates hoje:

Tomé de Sousa, comandante de esquadra portuguesa, primeiro donatário da Capitania de São Vicente e primeiro governador-geral do Brasil, fundador da cidade de Salvador, nasceu em Rates, e era um fidalgo filho do Prior do Mosteiro de Rates, Dom João de Sousa, e de dona Mécia Rodrigues de Faria, tendo sido comendador de Rates e da Arruda na Ordem de Cristo. Assim, Tomé de Sousa foi um pioneiro dos Rates em terras brasileiras, e sua descendência está nestas paragens até hoje.

Um comentário:

projeto partilha disse...

Olá, Roberto. E a família está aumentando. Agora, São Pedro de Rates, em Portugal é geminada com a Mata de São João, Bahia, no Brasil, junto a Torre Singela de Rates do passado. Parece-nos que "os Rates" ressurgem juvenil e em toda a sua plenitude e magnificência. E, ... assim, caminha a humanidade. Luz, hoje e sempre.